Acerca de mim

A minha foto
Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Portugal
Saudações musicais caros bloggers!! Este blog foi criado com o intuito de complementar um trabalho de investigação sobre a música, na disciplina de Área de Projecto. E com este tema, há muitas variáveis, pelo que todas as sugestões e comentários são bem-vindos! Ah, e quem somos nós? Duas jovens, do 12ºB (Bruna Costa e Isabel Borges) que encontraram na música o "equilíbrio", por isso queremos partilhar este Maravilhoso Mundo com todos vocês. Não se esqueçam de comentar, e que todas as semanas iremos melhorar e acrescentar o nosso blog com o objectivo de ajudar a esclarecer todas as questões que surjam entretanto. Por isso, dúvidas é conosco! COMENTEM! =D

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Música Moderna – século XX

O século XX surgiu como a era das experiências, da procura de novas técnicas e de novos caminhos para a arte em geral.

Como o Romantismo explorou ao máximo as possibilidades tonais, o século XX trouxe para a música mudanças em relação à sonoridade, que resultaram da aplicação de novas técnicas de composição e de instrumentos com sons inovadores e tecnológicos.

Neste contexto surgem assim os primeiros instrumentos electrónicos (guitarra eléctrica e sintetizador) ligados, numa primeira fase, à música Pop e Rock e, numa segunda, a outros géneros musicais.

Há uma maior tendência para valorizar as culturas extra-europeias, mas, é de referir, que este factor foi impulsionado pela evolução dos meios de comunicação. Outro facto importante, foi o aparecimento da gravação que abriu um novo mundo para a produção musical.

A procura de novas sonoridades fez com que alguns compositores explorassem sons de variados objectos e utensílios para os transformar em instrumentos musicais.

Também os instrumentos convencionais são transformados e devidamente preparados de forma a alargar as suas possibilidades tímbricas e sonoras, pois, é importante saber que o timbre é talvez o parâmetro da música mais valorizado deste período.

Houve então uma renovação na linguagem musical devido à procura de novos timbres, novas harmonias, novas melodias e novos ritmos assim como o aparecimento de novos métodos de composição musical.

Com a procura e o desenvolvimento de novos sons, a forma de composição musical foi progressivamente abandonando o uso das oito notas da escala. Com isto, deu-se a ausência da tonalidade definida, a que se chamou de atonalidade, e começaram a escrever-se obras a partir da utilização de uma série de 12 notas que consiste na técnica do dodecafonimo.




Sem comentários: