Acerca de mim

A minha foto
Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Portugal
Saudações musicais caros bloggers!! Este blog foi criado com o intuito de complementar um trabalho de investigação sobre a música, na disciplina de Área de Projecto. E com este tema, há muitas variáveis, pelo que todas as sugestões e comentários são bem-vindos! Ah, e quem somos nós? Duas jovens, do 12ºB (Bruna Costa e Isabel Borges) que encontraram na música o "equilíbrio", por isso queremos partilhar este Maravilhoso Mundo com todos vocês. Não se esqueçam de comentar, e que todas as semanas iremos melhorar e acrescentar o nosso blog com o objectivo de ajudar a esclarecer todas as questões que surjam entretanto. Por isso, dúvidas é conosco! COMENTEM! =D

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Classicismo (1750 a 1810)

No período clássico a música torna-se mais leve e menos complicada que no barroco. Agora a música revela uma extrema suavidade e beleza com grande equilíbrio e perfeição estética.


No classicismo é a melodia com acompanhamento de acordes que predomina. As frases melódicas são curtas, claras e bem definidas, sentindo-se o princípio, meio e fim de cada uma. Há também uma maior variação em relação à dinâmica das obras musicais, surge o sforzatto, o crescendo e diminuendo. A sonoridade resultante de todas estas características é bastante tonal.

O cravo cai em desuso para dar lugar ao piano que o irá substituir definitivamente. Também a orquestra
toma maiores proporções ao mesmo tempo que diversifica os seus instrumentos.

Desenvolvem-se grandes géneros instrumentais como: a forma sonata, o quarteto de cordas, a sinfonia e o concerto.




Wolfgang Amadeus Mozart

Sem comentários: