Acerca de mim

A minha foto
Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Portugal
Saudações musicais caros bloggers!! Este blog foi criado com o intuito de complementar um trabalho de investigação sobre a música, na disciplina de Área de Projecto. E com este tema, há muitas variáveis, pelo que todas as sugestões e comentários são bem-vindos! Ah, e quem somos nós? Duas jovens, do 12ºB (Bruna Costa e Isabel Borges) que encontraram na música o "equilíbrio", por isso queremos partilhar este Maravilhoso Mundo com todos vocês. Não se esqueçam de comentar, e que todas as semanas iremos melhorar e acrescentar o nosso blog com o objectivo de ajudar a esclarecer todas as questões que surjam entretanto. Por isso, dúvidas é conosco! COMENTEM! =D

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O porquê dos nomes atribuídos às notas musicais

O nome das sete notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol lá e si) assim o é pois em tempos o monge Guido d’Arezzo as denominou dessa forma, inspirando-se no Hino a São João Baptista chamado Ut queant laxis:




UT queant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum,
SOLve polluti
LAbii reatum,
Sancte Ioannes.




“Que nossos servos possam, com as suas vozes soltas, ressoar as maravilhas de seus actos e limpar a culpa de nossos lábios manchados, Ó São João.”


UT foi substituído por para facilitar o canto com a terminação em vogal e o SI nasceu a partir da fusão das iniciais da palavra Sancte e o seu nome - Ioannes.

1 comentário:

Mariana disse...

esta pequena história sobre a origem dos nomes das notas musicas é muito interessante !!